Tecnologia



Previsões para o mercado de tecnologia em 2012


Apple de olho nas empresas e consolidação das TVs inteligentes são algumas das previsões de jornalistas especializados.
Por IDG NEWS SERVICE / EUA


O que o ano de 2012 deve trazer para a indústria de tecnologia e seus usuários? Conversamos com alguns de nossos principais editores ao redor do mundo e pedimos para que fizessem suas previsões para esta temporada. Veja abaixo o que diz nossa “bola de cristal”.


Simon Jary, editor do IDG no Reino Unido
Previsão para 2012: menor diferenciação entre as linhas de note/netbooks, tablets e smartphones, e entre as tecnologias para o mercado corporativo e para os consumidores finais. A Apple perderá mais da sua imagem de “boazinha”, mesmo com seu novo chefe, Tim Cook, não sendo tão agressivo quanto o último, Steve Jobs.


Bob Brown, editor-executivo online da Network World
Previsão para 2012: a Apple dará um salto explícito em direção ao mercado corporativo. Muitas notícias foram escritas em 2011 sobre como a companhia quase virou "acidentalmente" uma grande força entre as empresas nos últimos anos, à medida que os funcionários pressionam os departamentos de TI (tecnologia da informação) para dar suporte aos seus Macs, iPhones e agora iPads. Enquanto isso, a Apple não tem demonstrado publicamente foco no mercado corporativo. Espero que isso mude com Tim Cook no poder.


Fredrik Agrén, editor do IDG na Suécia
Previsão para 2012: a grande onda de 2012 certamente será a smart TV (TV inteligente). Enquanto estamos segurando um smartphone de 4 polegadas e navegando em um tablet da 10 polegadas no nosso colo, é óbvio que gostaríamos de ter uma TV inteligente de 50 polegadas na nossa parede. Já existe uma variedade fantástica de produtos desse tipo de fabricantes como Samsung, Sony, Philips e outras – e assim que seus ecossistemas de aplicativos e serviços estiverem completos, veremos uma mudança no hábito de usar TVs nas salas das nossas casas.


Brian Carlson, editor online da CIO/EUA
Previsão para 2012: A Apple perderá um pouco de seu "brilho". Aposto e afirmo aqui que 2012 será o ano em que começará o declínio da Apple como a líder do mercado de computação.


Também penso que o culto aos aparelhos da Apple começará a recuar. Acredito que as pessoas perceberão alguns furos no ecossistema da empresa e sua estratégia de marketing um pouco "enganosa". Não, não acredito que seus rendimentos cairão agora, mas seu status de uma fabricante de ponta e sempre à frente dos rivais começará a ruir nos corações e mentes dos consumidores de tecnologia.


Maryfran Johnson, editora da revista CIO nos EUA
Previsão para 2012: uma atenção nunca antes vista para grandes quantidades de dados e em como as companhias podem usar ferramentas analíticas para explorar as informações para insights de consumidores, oportunidades de negócios e diminuição de gastos.

Garanta sua participação em 2012

A Fispal Tecnologia, Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas é o maior evento do setor na América Latina. A feira reúne os principais lançamentos em equipamentos, embalagens, matérias-primas, automação industrial e logística para as indústrias de alimentos e bebidas. 

Reunindo 64 mil profissionais qualificados e mais de 2 mil marcas expositoras, a Fispal Tecnologia é a oportunidade certa para gerar os principais negócios do setor.

Em 2012, teremos uma edição ainda maior. A feira vai ocupar a área de expansão do Anhembi, chegando a 80 mil m2 de exposição, batendo todos os recordes. Com essas novidades, não há dúvida de que a Fispal Tecnologia 2012, de 12 a 15 de junho, será um marco no mercado das indústrias de alimentos e bebidas da América Latina.



Índia quer rede sociais a monitorizar conteúdos

O Governo indiano reuniu-se com as principais empresas que têm redes sociais, como o Facebook e o Google, e solicitou quemonitorizem conteúdo e bloqueiem conteúdo ofensivo.
O ministro de Informações e Telecomunicações, Kapil Sibal, reuniu-se com representantes de redes sociais, como o Google, Facebook, Yahoo e Microsoft, solicitando que estas monitorizem o conteúdo publicado.
O Ministro Sibal diz que o objectivo deste pedido não é qualquer tipo de censura, mas tentar convencer as empresas a bloquear e apagar imagens com ofensas religiosas.
À agência Reuters, Kapil Sibal disse que as empresas não receberam o pedido “com bons olhos”, mas que o governo pretende criar directrizes para que o material ofensivo seja retirado das redes sociais.

Portugueses são fiéis às operadoras de telecomunicações


Os Portugueses são fiéis ao seu operador de telemóvel e têm pouca vontade de mudar na grande maioria dos casos.
Só mesmo quando os amigos e os seus familiares são maioritariamente de outra rede ou então quando existe uma diferença substancial de preço é que eles consideram a mudança. Este facto foi revelado por um estudo da Marktest que chega à conclusão que apenas 17.8% dos utilizadores que têm telemóvel à mais de 10 anos é que mudaram de rede.
A região em que os utilizadores mais mudam de rede é no Litoral Norte e o sexo feminino tem menos tendência para a mudança do que o masculino.
As duas razões apontadas acima, a rede dos familiares e amigos e o preço, totalizam 58.8% das razões dadas para a justificação da alteração de operadora de telecomunicações moveis. O preço era anteriormente a razão que mais fazia mudar de rede mas tem vindo a descer ao longo do tempo. Provavelmente isto deve-se ao facto de as operadores terem ofertas muito similares entre si.
Depois destas vem outras hipóteses como a má cobertura na zona em que vivem, a má assistência que lhes foi prestada ou problemas no serviço.