9 de janeiro de 2012

Messi a horas de igualar Platini


Michel Platini conseguiu três Bolas de Ouro consecutivas. Messi esta a horas de o conseguir.
Na década de 80, Michel Platini, atualmente, presidente da UEFA, ‘limpou’ três Bolas de Ouro consecutivas entre 1983 e 1985, jogava então na Juventus. Naquela altura, o prémio que distinguia o melhor jogador do Mundo num ano era restrito aos jogadores europeus. Daí Armando Diego Maradona, por exemplo, nunca ter recebido nenhum. Ainda assim, Platini conseguiu um feito que só esta segunda-feira poderá ser igualado, ao receber o prémio três ano consecutivos. Marco Van Basten também tem três distinções, mas em anos distintos (1988, 1989 e 1992), tal como Johan Cruijff (1971, pelo Ajax, e 1973 e 1974, pelo Barcelona).
Lionel Messi já leva dois troféus. Esta noite, tudo indica, receberá mais uma Bola de Ouro, a sua terceira e consecutiva. Tal como o francês nos anos 80. O jogador argentino venceu tudo – salvo a Taça do Rei – com o Barcelona o ano passado. E nem os 54 golos de Ronaldo parecem suficientes para dar ao português a sua segunda Bola de Ouro (só venceu o prémio em 2008, ainda como jogador do Manchester United).
Como grande favorito, o argentino não só pode igualar Platini como tornar-se o jogador do Barcelona com mais troféus. No dia de hoje, tem tantas como Johan Cruijff (1973/1974). Logo à noite, poderá ter três.
A gala da FIFA Bola de Ouro 2011 está agendada para as 18h00. Mourinho e Ronaldo, os portugueses nomeados para Melhor treinador e Melhor jogador, respetivamente, não estarão presentes, dado que esta terça-feira há jogo do Real Madrid.

Nenhum comentário: