1 de dezembro de 2011

Hackers - Divulgam palavras-passe de e-mails da ONU.

As Nações Unidas são o mais recente alvo dos Teampoison, grupo de hackers que publicou online os nomes de utilizador e as respectivas palavras-chave de mais de um milhar de e-mails de funcionários das Nações Unidas, da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico e da Organização Mundial de Saúde.




O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP, na sigla inglesa) é o mais afectado pelo ataque dos Teampoison, que acusam a ONU de ser um “senado para a corrupção global”, uma “fraude” que dizem servir como “cabeça burocrática da NATO” para “legitimar o barbarismo da elite capitalista”.

A lista de e-mails foi publicada no site Pastebin, com um preâmbulo onde os Teampoison justificam o ataque. “Supervisora de muitas atrocidades, do Ruanda e do Darfur à inacção na Jugoslávia e à criação do Estado de Israel e disposição do povo palestiniano, as Nações Unidas são uma besta que deve ser parada ou domesticada”, lê-se.

“Nações Unidas, por que não nos esperaram?” Os nomes de utilizador e as palavras-chave surgem logo a seguir a esta pergunta e a um provocatório “divirtam-se”. “A questão agora é... como? Vamos deixar que sejam os chamados ‘especialistas em segurança’ das Nações Unidas a descobrir... Tenham um bom dia”, rematam.

“A UNDP está a agir para resolver quaisquer vulnerabilidades do nosso site”, reagiu a agência através de uma porta-voz, Sausan Ghosheh, que a BBC cita. “Por favor notem que UNDP.org não foi comprometido”, sublinhou, acrescentando que o alvo do ataque foi “um velho servidor com informação antiga”.

Os Teampoison são os mesmos que atacaram a NASA (revelaram a palavra-chave do administrador de um dos seus sites) e a BlackBerry (publicando no blogue da Research In Motion uma mensagem de apoio aos tumultos ingleses de Agosto). E são ainda os que invadiram, em Junho, o site de um alegado membro dos LulzSec, grupo rival de hackers que os Teampoison consideram amadores e cujo grupo homónimo português está a planear ataques colectivos a partir de 1 de Dezembro.

A ideia de um ataque concertado também já tinha ocorrido aos Teampoison, que recentemente anunciaram que, em conjunto com os Anonymous, lançariam em breve a Operação Robin Hood. Esta acção tem como objectivo transferir dinheiro de cartões de crédito para instituições de caridade, por exemplo, sendo que – dizem – as pessoas não seriam afectadas, uma vez que os bancos são obrigados a repor cobranças fraudulentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário