6 de dezembro de 2011

Tecnologia portuguesa premiada nos EUA

Empresa OutSystems foi distinguida pela «EdTech Digest»


A multinacional portuguesa OutSystems foi premiada pela publicação norte-americana «EdTech Digest» com um «Cool Tool Award» na categoria de melhor aplicação ¿verde¿, pelo sistema criado para melhorar a eficiência energética da Universidade de Aveiro, anunciou hoje a empresa, noticia a Lusa. 

«Os Cool Tool Awards reconhecem as empresas e as aplicações que mais contribuem para a melhoria do ensino através da tecnologia. Os vencedores foram seleccionados entre aqueles que mais trabalharam e contribuíram para a educação do século XXI, através da inovação e uso da tecnologia», refere a OutSystems, em comunicado.

Segundo o site da «EdTech Digest», a OutSystems foi a única finalista na categoria «Solução Verde», com a plataforma Agile que desenvolveu para a Universidade de Aveiro.

«Através da Agile Platform da OutSystems, foi construído e implementado o sistema SCORE, integrando com mais de 1.000 dispositivos diferentes. O sistema SCORE agrega a informação de todos os dispositivos, permitindo gerir e controlar o consumo de energia de forma eficiente», explica a empresa.

Com este sistema, «a Universidade de Aveiro já pode calcular os custos da energia que consome, o que está a resultar numa poupança de energia de entre 25 a 30 por cento».

Contrato com exército dos EUA

A OutSystems celebrou recentemente um contrato inédito de fornecimento de software ao Exército dos Estados Unidos, que se junta a outros com empresas como a Bacardi, Barclays, TNT, E.ON, fly.com e Siemens.

«Foi uma sorte provocada. A nossa máquina de marketing trabalha muito bem», disse em Outubro à agência Lusa o fundador e presidente executivo da OutSystems, Paulo Rosado, explicando que foi o próprio exército que contactou a empresa, depois de concluir que tinha «a única solução possível» para a consolidação dos centros de dados informáticos do exército norte-americano.

A solução «milagrosa» da OutSystems é a Agile Platform, ferramenta informática premiada internacionalmente que permite às empresas desenvolver, alterar e actualizar redes de aplicações Web «10,9 vezes mais rapidamente» do que qualquer outra.

A Agile Plataform, recentemente actualizada para a versão 6.0, é uma base de programação rápida, já com mais de 20 mil instalações em empresas de 22 sectores de actividade.

Além da rapidez e flexibilidade, a utilização contínua da Agile Platform permite também uma «redução drástica de custos de manutenção».

Paulo Rosado afirmou que a OutSystems espera ultrapassar brevemente os 70 por cento de facturação no mercado externo.

Fundada em 2001, a OutSystems emprega actualmente cerca de 140 pessoas, a maior parte na sede, em Lisboa, 22 no polo de Proença-a-Nova e cerca de 30 fora de Portugal.

A empresa é 100 por cento portuguesa, financiada por capital de risco pela InovCapital e Espírito Santo Ventures.

Nenhum comentário:

Postar um comentário